Sistema Fixo

O Sistema fixo de extinção por CO2 tem como objetivo detectar e extinguir o fogo através de inundação total do gás na área efetiva de risco. Isto ocorre pois o CO2 diminui a concentração de oxigênio do ambiente fazendo com que o fogo não possa mais realizar o trabalho de combustão.

O LGE é um concentrado (semelhante aos detergentes de cozinha), conhecido como AFFF (Aqueous Film Forming Foam ou Espuma Formadora de Filme Aquoso), que quando misturado à água e o ar, forma a Espuma de combate à incêndio.
Sempre que houver o armazenamento de combustíveis e líquidos inflamáveis em grande quantidade, haverá a necessidade da proteção por sistema de espuma de combate à incêndio, já que somente os extintores de incêndio portáteis e sobre rodas não terão capacidade de combate suficiente.

O principal gás do tipo Halocarbono usado no combate ao fogo é HFC-227, conhecido por seu nome comercial FM-200. A extinção do fogo se dá por uma mistura de calor e reação química. Ele é considerado seguro para uso em locais ocupados por pessoas.Sempre que houver o armazenamento de combustíveis e líquidos inflamáveis em grande quantidade, haverá a necessidade da proteção por sistema de espuma de combate à incêndio, já que somente os extintores de incêndio portáteis e sobre rodas não terão capacidade de combate suficiente.

A canalização preventiva contra incêndio é uma estrutura fundamental para o abastecimento de hidrantes. Os canos e dutos são feitos para alimentar, exclusivamente, os locais onde as mangueiras são conectadas para possibilitar a ação dos bombeiros.

Os dispositivos de extinção neste caso são denominados por: Sistema Splinker (chuveiros automáticos para extinção de incêndio). Eles são os dispositivos mais comuns para combate contra fogo, provendo alta confiabilidade e baixo impacto ambiental. Os “chuveiros” são ligados à tubulação de água pressurizada por bombas no instante de acionamento do sistema, provendo uma verdadeira chuva artificial no ambiente.

O sistema de incêndio por água nebulizada, water spray ou dilúvio é adequado para a proteção de áreas com risco elevado de incêndio, onde existe a possibilidade do fogo se alastrar rapidamente ou que possuam máquinas e equipamentos que necessitem ser prontamente resfriados, como centrais de energia, transformadores, geradores, turbinas, tanques de inflamáveis e combustíveis, entre outros.
O sistema de combate a incêndio por water spray possibilita uma maior troca de calor com o fogo, em função do diâmetro das gotículas de água formadas, necessitando de um menor volume de água para extinguir o incêndio.

× Solicite um orçamento